Participação na rede digital e aprendizagem: configurações da escola 2.0
Resumo:
Pesquisa de 2009 com adolescentes participantes do Projeto Acessa Escola, extensão do programa de inclusão digital do governo do Estado de São Paulo, através de questionário aplicado pessoalmente à época da capacitação desses estagiários que vão ensinar, não só estudantes como também professores e funcionários de sua comunidade escolar, a usar a Internet nas salas de informática instaladas nas unidades de ensino médio da rede pública. Dados demonstram o importante papel das mídias sociais na nova condição de aprendizagem nessas escolas, considerando o desenvolvimento cultural mais democrático entre estudantes das classes sociais menos favorecidas e os de escolas particulares.
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Palavras-chave: mídias sociais na aprendizagem; inclusão digital nas escolas públicas; pesquisa com alunos do ensino médio.
Autores:
Drica Guzzi e Hernani Dimantas ( Mestre em Comunicação e Semiótica. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Comunicação da Escola de Comunicação e Artes da USP )