Inclusão Digital, um conceito em movimento

 O poder da multidão em criar relações sociais em comum coloca-se entre a soberania e a anarquia, com isto apresentando uma nova possibilidade de fazer política.  (Hardt e Negri)

Lembro-me de que quando comecei a trabalhar com inclusão digital, em 2000, o próprio termo havia sido cunhado fazia pouquíssimo tempo. Lá fora, os artigos, pesquisas e projetos ainda se referiam ao “digital divide” – gap entre os países com acesso e os sem acesso à tecnologia de informação. O foco, no entanto, foi gradualmente se movendo para a solução e o assunto tornou-se globalmente conhecido por “digital inclusion”.

Doze anos se passaram e muitas águas rolaram por baixo dessa ponte. A internet tornou-se praticamente uma necessidade básica e, hoje, não se discute a sua importância, mas como utilizá-la e seus potenciais de transformação.  ( continue lendo no site http://asboasnovas.com )

– Post publicado na coluna de Drica Guzzi no portal http://asboasnovas.com , em 19/Nov/2012

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>